* * *

Diversas pessoas que procuram o Espaço Tantra sentem-se um tanto inseguras por já terem vivido experiências não tão boas e surpresas desagradáveis ao procurarem espaços, clínicas ou profissionais independentes para se iniciarem no Tantra.

Infelizmente, a palavra Tantra é amplamente utilizada por péssimos profissionais, de forma indevida e indiscriminada, para justificar comportamentos inadequados e abusivos, mascarar prostituição nas famosas “casas de massagens”, ou mesmo organizar encontros para a prática livre de sexo.

Tudo isso não tem absolutamente nada a ver com a filosofia tântrica, mas acaba colocando todos no mesmo balaio — inclusive profissionais sérios e estudiosos da área.

Por isso, decidimos elaborar uma lista do que se espera de um terapeuta tântrico profissional (independente ou dentro de uma clínica), como identificar rapidamente condutas irregulares e se livrar deles.

 

O QUE É NORMAL

O que esperar de uma clínica ou terapeuta tântrico profissional

  • Anamnese: um bom profissional irá realizar uma breve entrevista ou preencher a ficha de anamnese, para se informar sobre as condições gerais de saúde, o histórico pessoal que levou a pessoa a buscar o Tantra e seu conhecimento prévio da filosofia tântrica.
  • Formação: um bom profissional irá exibir, objetivamente, os cursos realizados e concluídos, além de informar aos interessados todas as informações sobre os métodos e o funcionamento de suas práticas tântricas, sem meias palavras.
  • Indicações e referências: um bom profissional atende um número grande de pessoas. Por essa razão, não será difícil conseguir referências positivas de seu trabalho com quem já tenha se submetido a ele.
  • Ética e respeito: um bom profissional deverá ter comportamento e postura profissional antes, durante e depois de seu atendimento. Isto significa que o terapeuta irá se vestir de forma apropriada durante as sessões e não haverá contato físico algum, além do contato manual para a aplicação das massagens.
  • Esclarecimento de dúvidas: um bom profissional irá esclarecer as dúvidas antes mesmo de se agendar uma sessão de massagem ou um curso. Ser claro nas explicações e estar disponível para esses esclarecimentos é fundamental.
  • Discrição e privacidade: um bom profissional jamais deverá expor as pessoas que frequentam seu espaço, seja na forma de imagens ou mesmo de opiniões, sem que as mesmas autorizem expressa e previamente.

 

O QUE NÃO É NORMAL

O que uma clínica ou terapeuta profissional JAMAIS deverá fazer

  • Assédio: um bom profissional jamais deverá se comunicar com as pessoas de forma não-solicitada ou inconveniente. Mandar mensagens “puxando bate-papo”, pedir fotos ou comportamentos similares é ASSÉDIO. Se isto ocorrer, denuncie o profissional à organização para a qual ele trabalha ou na qual se formou; em casos mais graves, recorra às autoridades responsáveis.
  • Sonegar informações: um bom profissional deve conhecer profundamente a filosofia Tântrica, bem como dominar suas técnicas. Sendo assim, sempre que quiser esclarecer dúvidas específicas sobre o funcionamento dos atendimentos e sua metodologia, exija clareza e um bom volume de informações.
  • Métodos e comportamentos inadequados: um bom profissional jamais irá quebrar os limites éticos durante as sessões de massagem tântrica. A simples insinuação de qualquer atividade sexual ou mesmo a nudez por parte do terapeuta não é desejável. Evite e denuncie.

Vamos conversar?

Plantão de Dúvidas
Whatsapp   +55 (11) 99646-9666
contato@espacotantra.com.br

 

* * *

Conheça quem faz o Espaço Tantra

massagista_01_01

Saiba mais

* * *

Categorias: Massagem tântrica